Em 2015 eu li o primeiro livro da trilogia Para Todos os Garotos Que Já Amei e gostei muito. Em 2016 eu li o segundo livro e não gostei, tanto que acabei nem escrevendo resenha dele no blog. E agora em 2017 eu resolvi dar uma chance para o terceiro livro, com esperanças de que a autora pudesse consertar algumas coisas que fez no segundo volume e dar um encerramento melhor para a série. Não foi o que aconteceu. Essa resenha contém spoilers do livro.

Lara Jean está vivendo a vida perfeita, ela tem um namorado que a ama, o baile está se aproximando bem como o final do último ano do ensino médio, as viagens programadas e a nostalgia que permeia tudo. Seu pai esta se preparando para casar com a Sra. Rothschild a vizinha deles, e Lara Jean espera entrar para a faculdade dos seus sonhos.

Ela não entra para a faculdade dos seus sonhos. E todo o seu universo aparenta desmoronar, porque não parece ser possível que ela e seu namorado Peter não vão estudar juntos. No entanto ela entra em uma outra faculdade, mais simples e um pouquinho mais distante e reformula seu plano de futuro perfeito, ela passará um ano nessa faculdade e depois pedirá transferência para estudar junto com o namorado. Este foi o primeiro ponto extremamente problemático do livro para mim, afinal Lara Jean está tomando decisões acerca do futuro dela, em relação a sua vida acadêmica e sua futura profissão baseada em outra pessoa. Fora que a atitude dela é um exemplo ruim para garotas mais jovens que venham a ler o livro.

Um aspecto que me incomodou demais no livro foi que dentro da linha do tempo da história já se passaram dois anos do começo da série, e a personagem (Lara Jean) não amadurece nada. E isso não tem nada a ver com as coisas que ela gosta de fazer como cozinhar cookies até achar a receita perfeita, comprar meias e artigos de papelaria fofinhos, enfim ser o estereótipo de garota certinha. Tudo isso é completamente aceitável. O que não é aceitável são as atitudes dela, de pensar e programar sua vida com base nas decisões do namorado, ou de algo que outra pessoa falou para ela, e de certa forma também se anular um pouco afim de fazer o relacionamento funcionar. No segundo livro fomos apresentados a um personagem (John Ambrose McClaren) que foi o contraponto romântico de Lara Jean e sim eu preferia muito ele do que Peter em vários aspectos, mas de um modo geral eu ainda prefiro a Lara Jean sozinha.

Seguindo em frente na história, Lara Jean entra em uma outra faculdade, desta vez ainda mais longe de casa porém uma faculdade de mais renome e mais seletiva em suas aprovações. Ela está exultante e decide embarcar na oportunidade de cabeça e realmente dar uma chance para a faculdade. Aos poucos no livro vão se apresentando algumas situações em que fica claro que os destinos de Peter e Lara Jean estão se afastando, o que me pareceu muito coerente para um relacionamento de ensino médio, as vidas adultas deles estavam acontecendo e um término natural poderia ocorrer, um término maduro e sensato de perceber que o futuro não conciliaria o relacionamento deles. Mas não. Eles terminam juntos, de um jeito apressado e mal desenvolvido, com diálogos fracos e o que pude sentir enquanto lia isso foi que a autora perdeu a coragem de fazer os personagens não ficarem juntos no fim. Achei isso bem decepcionante, especialmente em se tratando de um exemplo bem imaturo e até mesmo ingenuo para leitores mais novos que venham a ler o livro.

Outro aspecto que eu gostaria de mencionar é que para mim o relacionamento de Lara Jean e Peter é bem tóxico. Há um quote que me chamou muito a atenção que diz:

Esta vai ter que ser a melhor e a mais perfeita semana do mundo, para compensar o fato de que vou passar o verão fora.

Basicamente o pai de Lara Jean deu a ela de presente de formatura uma viagem para ela e as irmãs à Coreia do Sul, elas irão passar o verão todo por lá, e elas sempre quiseram visitar o país por causa das origens da família. Mas em vez de Lara Jean ficar feliz por isso ela se sente culpada por que não vai passar o verão ao lado do namorado antes de eles irem para suas respectivas faculdades. Eu acredito que essa cobrança internalizada que ela tem em agir de uma forma que ela acha que Peter espera dela é especialmente não saudável, e incrivelmente pelo que andei lendo de comentários sobre o livro ninguém parece perceber isso.

Outra coisa que denota claramente uma auto contradição por parte da autora é que desde o primeiro volume sempre vem à tona a frase “não seja a garota que vai para a faculdade namorando.” dita pela já falecida mãe de Lara Jean e é muito incoerente esse aparente “incentivo” a uma certa postura apenas para depois agir de maneira completamente oposta. É frustrante ler isso.

Simplesmente não houve plot durante o livro. As melhores partes foram os momentos em família e as cenas em que as irmãs Margot e Kitty aparecem. De resto não houve nada de desenvolvimento, crescimento ou amadurecimento, e o mais estranho para mim é que primeiro esta série era só um livro, mas ai virou uma duologia e depois uma trilogia e isso me leva a questionar o quão necessário eram outros livros ou se eles simplesmente foram uma pressão editorial em busca de mais retorno financeiro.

Tudo que tenho para dizer é, eu não concordo com as escolhas feitas neste livro e não irei endossá-las.

Acho que como leitores precisamos saber os momentos de sermos mais críticos e olharmos além de uma capa bonita.

Acompanhe o Prateleira de Ideias nas redes socias:

facebook | instagram | youtube | goodreads

 

Anúncios

2 comentários sobre “Agora e Para Sempre, Lara Jean – Jenny Han

  1. Adorei a resenha! Adoro a capa desse livro e gostei da sinceridade <3
    Também tenho um blog literário e adoraria receber sua visita!
    Um beijo! <3
    (www.gentefazendolivro.wordpress.com)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s