A Profecia das Sombras é o segundo volume da série As Provações de Apolo, para ler a resenha do primeiro volume clique aqui. Esta resenha contém spoilers do primeiro livro.

O livro começa com Apolo, Leo e Calipso chegando em Indianapólis no dorso de Festus, o dragão de metal de Leo. No finalzinho de O Oráculo Oculto, Leo e Calipso retornaram ao acampamento e se voluntariaram para ajudar Apolo em sua missão. Depois que descobriu o que significava o Triunvirato, Apolo soube que além do imperador Nero, ele teria de enfrentar mais outros dois imperadores em sua busca pelos oráculos.

– HABEMUS CHEDDAR! – anunciou Leo. – UM VIVA PARA OS CONQUISTADORES DO QUEIJO!

 

– Não me teste, Valdez. Quando eu for deus de novo, vou transformar você numa constelação, que vou chamar de Pequeno Latino em Explosão.

Em Indiana o grupo logo se depara com criaturas estranhas que os perseguem (nada novo sob o sol) e é aí que descobrem a Estação Intermediária. Veja bem se no primeiro livro o Acampamento Meio-Sangue (saudades de casa!) fez o papel de porto seguro e QG de operações para a missão de Apolo, bem no segundo livro este lugar é a Estação Intermediária. E devo dizer que adorei ela, e ela se tornou mais um lugar para chamar de lar. Outra coisa que adorei foi que no primeiro livro houve a presença de Solangelo (Nico e Will), um dos melhores casais que você respeita e neste volume o casal da vez é Leo e Calipso (Leopso? haha). Apesar de ter minhas dúvidas quanto a esse relacionamento, afinal Calipso é uma ex-titã que já viveu mais tempo que muitos deuses, e não sei se vou muito com a cara dela, e Leo é bem…. Leo. Mas me parece que os dois combinam. Pelo menos os diálogos entre eles foram sempre ótimos e não posso deixar de enfatizar o quanto eu senti falta do Leo, do humor dele, das piadinhas dele, de tudo sobre ele. 100 pontos para Leo Valdez.

DISPARA TUA MELHOR QUESTÃO.

AGORA TU FIZESTES PERGUNTAS DEMAIS, disse a flecha. MINHA SABEDORIA NÃO CUSPIRÁ RESPOSTAS COMO SE FOSSE O GOOGLE.

Enfim, Apolo está em busca do Oráculo de Trofônio, localizado em uma caverna misteriosa, sombria e horripilante e com métodos um pouco não convencionais de transmitir suas profecias. Para isso Apolo contara com a ajuda não só de Leo e Calipso, mas de outras duas guerreiras importantes (e amáveis) que comandam a Estação Intermediária, e também terá ajuda de um certo grupo de caçadoras…

Não posso esquecer de Meg, a pequena semideusa que fez companhia para Apolo em sua primeira missão e que agora… Bem agora ela é do lado dos bandidos, ou será que não?

No geral eu gostei bastante do livro. A leitura da primeira metade voou, mas a segunda parte foi um pouquinho mais devagar, porém nada a ponto de atrapalhar a leitura. De fato há inúmeros quotes marcados no meu exemplar, bem como os famosos haicais de Apolo no começo da cada capítulo (que são hilários).

Quanto ao desfecho… Bem só posso dizer que com sua famosa maestria o tio Rick me deixou na expectativa para o próximo livro mais uma vez. Na verdade agora estou na expectativa para os próximos três livros. Isso mesmo, três, a série As Provações de Apolo terá um total de cinco livros e o título do terceiro já foi divulgado, se chama The Burning Maze que em tradução livre fica O Labirinto Ardente ou talvez O Labirinto em Chamas. Ou seja vamos retornar ao Labirinto!! Ah! E aguarde pois a cena final de A Profecia das Sombras nos presenteia com um personagem amigo, alguém que eu também estava com muita vontade de rever.

Para finalizar gostaria de dizer que Apolo continua no seu melhor, o perfeito anti-herói, mas agora ele está começando a demostrar características mais empáticas e dignas de um verdadeiro herói semideus, estaria nosso estimado protagonista enfim no caminho para sua redenção? Precisamos acompanhar para ver.

Acompanhe o Prateleira de Ideias nas redes socias:

facebook | instagram | youtube | goodreads

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s