Arrival ou A Chegada é um filme de ficção científica sobre alienígenas. Louisa Barks (Amy Adams) é uma especialista em linguística que é convocada pelo Coronel Weber (Forest Whitaker) para entrar em contato com os recém chegados das naves em forma de concha.

O filme é bem reflexivo e questiona a maneira como percebemos as coisas e nos faz pensar muito mesmo depois do fim. O filme é a adaptação do conto “História da Sua Vida” de Ted Chiang e apesar de ainda não tê-lo lido (mas pretendo) gostei muito da maneira como a narrativa se desenrola, especialmente o desfecho.

arrival

A atuação de Amy Adams está surpreendente, além de que apesar da presença de alguns outros personagens como o dr. Ian (Jeremy Renner) a tela é praticamente só de Adams e ela conduz a narrativa com maestria. Uma das coisas que mais gostei em sua personagem foi a maneira com que ela decidiu lidar com os extraterrestres, inclusive uma das minhas cenas favoritas do filme é aquela da foto acima, onde ela coloca a mão numa espécie de “vidro” e o alien faz o mesmo, nas palavras dela “isso sim é uma saudação apropriada.”

A fotografia e os efeitos visuais estão muito bons, não há exageros na parte dos efeitos. Apenas em alguns momentos as posições da câmera me incomodaram um pouco, por serem meio repetitivas nos ângulos. A trilha sonora é extremamente importante para a construção do clima e mantém o espectador atento. Inclusive há vários momentos em que não há falas, portanto a trilha sonora se faz essencial.

Em determinado momento a protagonista menciona a hipótese de Sapir-Whorf e depois que terminei de assistir fui pesquisar mais sobre e achei ela muito interessante, além de que ela ajuda na construção de todo o sentido do filme.

É um filme com a história extremamente bem contada, que não serve tudo mastigado, mas que te instiga a pensar e refletir sobre. Um filme que sai do lugar comum. E para aqueles que não gostam de filmes de alienígenas saibam que este não é nada clichê, pelo contrário é surpreendente.

 

Acompanhe o Prateleira de Ideias nas redes socias:

facebook | instagram | youtube | goodreads

Anúncios

2 comentários sobre “Especial Oscar 2017 – A Chegada

  1. Maravilhoso filme, tem bom elenco e grande história. Jeremy Renner é um homem muito carismático e Professional, se entrega a cada um dos seus projetos. Em A chegada filme fez uma atuação maravilhosa. O filme tem uma grande historia e acho que o papel que ele interpreta caiu como uma luva, sem dúvida vou ver este filme novamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s