Lion – Uma Jornada para Casa é um filme baseado no livro homônimo e na história real de Saroo, que aos cinco anos de idade se perdeu de seu irmão em uma estação de trem e foi parar a mais de 1000 quilômetros de casa. Está é a história de sua volta para casa.

Metade do filme mostra Saroo ainda criança, brilhantemente interpretado por Sunny Pawar. Essa parte do filme é bem angustiante pois acompanhamos Saroo desde o momento em que ele estava bem e feliz com sua família, até o momento em que ele pede para acompanhar o irmão mais velho Guddu, em busca de um trabalho à noite e a jornada de trem o deixa tão exausto que ao chegar o irmão o coloca para dormir em um banco na estação, murmurando as palavras “Você fica aqui e me espera!”. Ao acordar horas depois Saroo se vê sozinho e sai em busca do irmão, e acaba entrando em um trem vazio. O menino passa dias naquele trem sem conseguir sair e é levado para muito, muito longe.

O desenrolar da história de Saroo em Calcutá é preocupante. Ele não consegue pedir ajuda pois além de não se lembrar muito bem do nome da mãe e do nome do lugar onde mora, ele fala apenas o dialeto Hindi e as pessoas do local não o entendem, já que se comunicam com outro dialeto. Saroo fica morando nas ruas por muito tempo, enfrentando perigos e pessoas que querem lhe fazer mal. É uma parte bem triste e bem difícil de assistir. Tempo depois ele é levado para um orfanato e ai uma família australiana acaba por adotá-lo.

lion

O momento em que Saroo desce do avião e todo o primeiro contato dele com uma nova cultura, uma nova família, Sue e John Brierley (Nicole Kidman e David Wenham) e uma nova casa compõe uma das cenas mais bonitas do filme. Mais tarde ele irá receber um irmão, Mantosh, também adotado e isso ira mudar um pouco as coisas em casa pois o menino teve uma infância violenta e é bem traumatizado, vindo a se tornar um adulto extremamente problemático.

E ai temos um salto de tempo, vinte anos se passam e Saroo, agora interpretado por Dev Patel, embarca em uma nova jornada: a de tentar encontrar seu lar. É interessante notar como a tecnologia foi crucial para que Saroo tivesse como buscar por sua antiga casa. Com a ajuda doo Google Earth ele vasculha estações de trem em busca de qual poderia ser aquela que há tantos anos ele se perdeu.

O filme é bem dramático e a todo momento você torce para que o personagem consiga voltar para casa e ao mesmo tempo compreende que ele na verdade tem duas casas; aquela na índia que ele tenta desesperadamente encontrar, e esta que ele vive na Austrália com uma família que o ama e o acolheu como seu. Destaque para as atuações de Dev Patel e Nicole Kidman que conseguem captar toda angústia e preocupações vividas por Saroo e Sue, mas também destaque para o pequeno Sunny Pawar que cativa desde o primeiro momento.

Definitivamente um filme para chorar, Lion é um daqueles filmes que todo mundo deveria ver pelo menos uma vez na vida. É um cinco estrelas e um dos meus favoritos deste ano. Ah e para entender o porquê de o filme se chamar Lion só assistindo até o final.

Acompanhe o Prateleira de Ideias nas redes socias:

facebook | instagram | youtube | goodreads

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s