Jojo Moyes é uma escritora britânica e seu romance Como Eu Era Antes de Você conta a história de Louisa “Lou” Clark. 

Após perder o emprego Lou está à deriva. Ela tem um namorado que não ama e não consegue achar um novo trabalho do qual goste. Então surge Will Traynor, um tetraplégico que depois de sofrer um acidente que o deixou imobilizado perdeu também sua vontade de viver. Lou é contratada para passar os dias ao lado dele e vê nisso uma oportunidade para tentar alegrar os dias do rapaz. O que os dois não sabem é que desse improvável encontro algo mais poderá surgir entre os dois.

Fiquei curiosa para ler esse livro depois de assistir ao trailer do filme que vai sair ainda esse ano (vou deixar ele no final do post). A escrita de Jojo é fácil de ler e a história, apesar de se tratar de um tema denso, tem um ar de leveza. É interessante para o leitor se deparar com essa realidade diferente da vida de quem é tetraplégico, e confesso que em alguns momentos fiquei agoniada por Will porque pude, ao menos um pouco, sentir como deve ser estar em sua pele.

Lou é uma mulher alegre, divertida, que veste roupas malucas e age de forma atrapalhada porém ao mesmo tempo adorável. Fiquei confusa sobre o que pensava sobre ela no início, mas depois me afeiçoei a personagem. Gostei muito de como os personagens secundários, a família de Lou principalmente, tem “presença” e características marcantes mesmo não aparecendo muito. Adorei Thomas, o sobrinho de Lou, o Vovô e os pais dela.

Hesitei por um instante, depois recostei-me nos travesseiros ao lado dele. Ficamos ali no lusco-fusco, olhando os flocos de neve mal-iluminados desaparecerem na escuridão da noite.

O relacionamento entre Lou e Will é diferente, no início eles não se gostam muito, ou melhor, Will detesta a companhia da maioria das pessoas, e Lou fica até um pouco ressentida por ele ser tão ríspido, mas aos poucos eles vão se acostumando com a companhia um do outro e o relacionamento deles começa a se desenvolver. Will se sente extremamente frustado e deprimido por estar preso à uma cadeira de rodas e Lou decide embarcar em uma missão: fazer de tudo para que Will tenha vontade de viver novamente, já ele quer que Lou viva a vida ao máximo, aproveitando todos os momentos. Os dois embarcam em vários passeios e a harmonia e cumplicidade entre os personagens é inegável.

Eu tinha de preencher os pequenos retângulos brancos do calendário com um monte de coisas que pudessem causar felicidade, alegria, satisfação ou prazer. Tinha de preencher os dias com todas as experiências incríveis que um homem que não mexia os braços nem as pernas não podia mais realizar sozinho. Em apenas quatro meses de retângulos eu marcaria passeios, viagens, visitas, almoços e concertos. Tinha de usar todos os meios práticos para realizar as atividades e pesquisar bastante para tudo dar certo.

Olhei bem para o calendário, com a caneta na mão. Aquele pequeno pedaço de papel brilhoso passou a significar, de repente, uma grande responsabilidade.

Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver.

Houve dois momentos marcantes e singelos para mim durante a narrativa onde chorei, e vários momentos emocionantes entre Lou e Will. Fiquei agoniada e ansiosa para saber o fim da narrativa e devorei o livro em dois dias.

O ponto forte de Como Eu Era Antes de Você é que ele não é aquilo que você quer que ele seja. Não adianta insistir ou reclamar, é frustrante e doloroso e é assim que tem que ser. No começo foi difícil para eu assimilar o final, mas por fim decidi que gostei.

O crescimento dos personagens é muito satisfatório e o livro é uma leitura envolvente e com coesão, os acontecimentos não se estendem ou são enrolados, a autora nos leva direto aonde quer chegar. Há quotes adoráveis e momentos para suspirar. É uma leitura delicada, mas não é um melodrama (como talvez o filme será). Um quatro estrelas.

ps. Emilia Clarke e Sam Clafin ❤︎

Acompanhe o Prateleira de Ideias nas redes socias:

facebook | instagram | youtube | goodreads

2 comentários sobre “Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes

Deixe um comentário

