O Livro dos Sith, assim como O Caminho Jedi, é um livro sobre o universo de Star Wars.

O Livro dos Sith é uma coletânea de páginas de seis livros escritos por diferentes Lordes Sith. Os escritos são: A crônica de Sorzus Syn sobre a ascensão do Império Sith; trechos do diário de Darth Malgus; A Regra de Dois de Darth Bane; Poder Selvagem de Mãe Talzin, escritos de Darth Plagueis sobre a natureza do lado negro e Poder Absoluto de Darth Sidious.

DSC06943

No começo fiquei empolgada, mas ao começar a leitura percebi que se tratava de muita informação. Depois de pesquisar descobri que o Livro dos Sith, muito mais do que O Caminho Jedi, comenta sobre o expanded universe, ou seja o universo expandido de Star Wars. Não são coisas que você necessariamente precisa saber, mas que estão lá. O fato é que fiquei bem confusa com a quantidade de datas, fatos e acontecimentos da linha do tempo Sith, mas mesmo assim o livro foi bom. Os que mais gostei foram A Regra de Dois, onde Darth Bane explica que os conhecimentos e a linhagem dos Sith são passados de mestre para aprendiz e que essa ligação é o alicerce da Ordem Sith e ele também fala sobre o Combate do lado negro, mencionando a famosa técnica de estrangulamento telecinética usada por Vader.

Esse é o segredo. Essa é a Regra de Dois: um Sith deve conter todo o poder do lado negro. Um mestre deve decidir como esse poder deve ser usado. Dividir o poder é o ato de fraqueza e violação do Código Sith. Ainda assim, a Ordem Sith precisa sobreviver depois que o mestre perece. Por essa razão, ele deve ter um aprendiz.

A outra parte que gostei foi a escrita por Darth Sidious, ele narra basicamente os eventos que se desenrolam nos episódios I, II e III, ou seja, como ele fez para criar o Império Galáctico. Diferentemente de O Caminho Jedi, o Livro dos Sith não tem tantos comentários de pessoas que leram, há alguns do próprio Darth Sidious que foi quem reuniu todos os escritos em um único livro; Luke Skywalker também comenta em boa parte do livro; Darth Vader também dá sua opinião e alguns outros Siths esporádicos.

DSC06949

Não foi por acidente que tomei o título de Darth quando me tornei mestre do lado negro. (…) É um título de poder. Ele carrega autoridade e é coroado pelo julgamento da história. Ele simboliza a transformação. Quando tomei Darth como meu título, abandonei meu nome de infância. O que importa se eu já fui um mineiro ou soldado? A única coisa que importa é o que conquistarei.

DSC06939

É muito claro de se ver a diferença entre os Sith e os Jedi, especialmente porque os Jedi sempre falam em controle, foco e viver em sintonia com a Força, já os Sith se embriagam do poder que a Força oferece, das paixões e sentimentos que sentem, eles não dosam nada do que sentem ou pensam e isso pode ser observado melhor no Código Sith:

A PAZ É UMA MENTIRA, SÓ HÁ PAIXÃO.

através da paixão eu ganho força.

através da força eu ganho poder.

através do poder eu ganho vitória.

através da vitória minhas correntes serão quebradas.

a força me libertará.

Depois de ler os dois diferentes códigos que regem os Sith e os Jedi comecei a me questionar, afinal ambos possuem pensamentos um pouco extremos, mas para lados diferentes, então qual seria o equilíbrio entre as duas formas de pensamento? Outra diferença que notei entre os dois livros é que os Jedi passam um conhecimento mais técnico e o Livro dos Sith é mais como um livro de história.

DSC06948

Relíquias da Morte? Haha

Assim como no Caminho Jedi, a edição do Livro dos Sith é linda, com capa dura, páginas com textura que parece antiga e mais, como são seis livros escritos por pessoas diferentes em tempos diferentes as margens e aparência das páginas são diferentes! Muito, muito bonito. Mais um livro recomendado para os fãs que queiram ampliar seu conhecimento sobre a saga.

DSC06952

DSC06934

Acompanhe o Prateleira de Ideias nas redes socias:

facebook | instagram | youtube | goodreads

 

2 comentários sobre “Livro dos Sith – Star Wars

  1. Vi aqui esse livro e já era fã.Acabou que não resisti e comprei todos: caminho jedi, livro dos sith, código do caçador de recompensas e o manual do império.
    Até agora o Livro dos Sith é meu favorito ^^
    Acho que eu me tornaria Sith se vivesse no star wars.haha.Adorei k blog

Deixe um comentário

