Por Isso a Gente Acabou é um livro com uma proposta diferente. Através de uma carta e de vários objetos, Minerva explica os motivos pelos quais o relacionamento entre ela e Ed acabou.

Minerva Green (apelidada de Min durante a narrativa, mas esse apelido é péssimo então continuo chamando-a de Minerva) é aficionada por filmes e sonha em ser diretora de cinema. Ed Slaterton é o cocapitão do time de basquete, extremamente popular e bonito. Após alguns encontros inesperados os dois começam a namorar e tudo parece perfeito, mas o relacionamento dura pouco e logo Minerva está sozinha e cheia de lembranças. Para tentar dar um encerramento ao término dos dois de uma vez por todas ela reúne todas as lembranças que eles tem, duas tampinhas de garrafa, ingressos do cinema, bilhetes, uma caixa de fósforos, um caminhão de brinquedo e muitos outros objetos, colocados dentro de uma caixa azul. É assim que ela abre seu coração sobre a euforia e a paixão do início do relacionamento e do momento em que tudo foi por água abaixo.

Todo suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e o não sei mais chutado para o meio-fio.

DSC06703

Achei a premissa do livro muito interessante, já que o final é previsível porque sabemos que os dois não terão um final feliz, mas independente disso o autor consegue manter a história interessante e prende o leitor por meio da curiosidade de saber os porquês do fim do relacionamento.  O livro é também uma jornada visual pois todos os objetos são ilustrados por Maira Kalman. Gostei muito de poder ver as coisas que são mencionadas por Minerva, além de os desenhos serem muito bonitos e deixarem o livro com um ar diferente.

O mais interessante de observar em Por Isso a Gente Acabou são duas coisas: a primeira é como duas pessoas completamente diferentes podem começar um relacionamento sem ao menos se conhecerem direito, envolvendo-se direto de cabeça. Minerva e Ed são muito diferentes e embora ele considere isso um ponto positivo na garota, algo que lhe chama atenção para ir atrás dela, as coisas não são tão simples assim. A segunda coisa é que Por Isso a Gente Acabou retrata perfeitamente os relacionamentos de ensino médio, todas essas emoções inesperadas, de surpresa, felicidade e expectativa no começo de um relacionamento e como tudo pode acabar muito rápido (o relacionamento dos protagonistas durou dois meses) e que o fim também é recheado de emoções e angústias e até mesmo assuntos não resolvidos.

Fiquei lá amando você, mesmo que aquele amor tenha me deixado, não triste, mas acho que melancólica, por algum motivo que eu não sabia explicar.

DSC06709

A escrita do autor é um pouco confusa em alguns momentos, e sim o livro todo é uma carta (bem detalhada) e em vários momentos Minerva começa a divagar, como se estivesse falando consigo mesma e também destrinchando inúmeros pormenores, apesar disso gostei da narrativa dela, a voz jovem criada por Daniel ficou muito autêntica, o livro respira relacionamentos frustrados adolescentes. Os capítulos são curtos e isso só torna o livro mais viciante, mesmo que para nos levar ao fim que já sabemos qual será.

O Ano-Novo vai fazer com que eu me sinta, sei lá, tipo aquelas pessoas felizes apertadas na grande mesa de madeira, não é o meu filme predileto, mas tem alguma coisa, na minha opinião. Você não ia gostar. A gente terminou porque você nunca vai entender, nunca vai ver um filme desses.

DSC06710

DSC06711

Gostei muito de Minerva, ela tem uma personalidade forte e faz muitas coisas legais como ir a cinemas cults para assistir filmes antigos, ir a cafés maravilhosos com seus amigos, incluindo Al que entrou para a lista de caras mais legais de todos e é o cara com quem a Minerva deveria namorar. Visitar bazares que só abrem as oito da manhã de sábado. Ela é uma garota adorável e fiquei com vontade de ser sua amiga. Ed por outro lado é o perfeito babaca, desde o princípio não gostei dele e mesmo nas partes bonitinhas do relacionamento ele não conseguiu me cativar, é um grande não para você e seus amigos desprezíveis senhor Slaterton.

– Não tenho nada – o Al admitiu. – Não tenho nada, sou o fracassado de sempre.

– Você só queria me fazer sofrer,

– E qual é o sentido da amizade? – ele disse, a nossa versão de Para que servem os amigos?

DSC06713

DSC06714

Por Isso a Gente Acabou é um livro diferente e curioso que trata de um assunto muito fácil de se relacionar, afinal quem não teve o coração partido? Achei esse site incrível do Why We Broke Up Project onde o leitor é convidado a compartilhar sua história de término/coração partido. Inclusive há histórias de pessoas famosas, como por exemplo do Neil Gaiman! Adorei. O livro vai ganhar uma adaptação cinematográfica e a atriz que irá interpretar Minerva é a Hailee Steinfeld.

DSC06715

Acompanhe o Prateleira de Ideias nas redes socias:

facebook | instagram | youtube | goodreads

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s