Carry On é uma história de fantasmas. É uma história de amor. É um mistério. Ano passado tive o imenso prazer de ler Fangirl um livro lindo que faz parte dos meus favoritos da vida. Dentro deste livro há uma história sobre um personagem chamado Simon Snow. Carry On é o livro que Rainbow escreveu para nos contar a maravilhosa história de Simon e seus amigos porque não estava pronta para dar tchau para esses personagens.

Eu ando até o grande portão de ferro – A Escola Watford está escrito no topo – e apoio a minha mão nas barras para que elas sintam a minha magia. Era preciso apenas isso. Os portões abrem para qualquer um que for um mago. Há até uma inscrição sobre isso em uma barra de ferro – Mágica nos separa do mundo, não deixe que nada nos separe um do outro.

DSC06502

DSC06505

Não há palavras para expressar o quanto eu amo este livro. Desde que ele foi anunciado, quando a capa foi divulgada, até o dia em que ele foi publicado e eu tive que comprar, em inglês mesmo, porque sabia que não ia aguentar esperar até ano que vem pra ler quando chegar no Brasil. Que livro.

E quando eu sentia que estava me perdendo eu me segurei nas coisas que eu sempre sabia que podia ter certeza.

Olhos azuis.

Cachos dourados.

O fato de que Simon Snow é o mágico mais poderoso a viver. E que nada pode machucá-lo, nem mesmo eu.

Que Simon Snow está vivo.

E que eu estou desesperadamente apaixonado por ele.

DSC06504

Simon Snow é o pior escolhido que já foi escolhido. É o que Baz, seu colega de quarto, não para de dizer. Metade do tempo ele não consegue controlar sua magia direito e na outra metade põe fogo nas coisas. Seu mentor está evitando ele e sua namorada decide terminar tudo.É seu último ano na Escola de Magika de Watfort e Baz não se deu ao trabalho de aparecer e um monstro devorador de magia está andando por lá usando o rosto de Simon.

Eu não consigo saber sempre quando Baz está zombando de mim. Ele tem uma boca cruel. Ele soa sarcástico mesmo quando está feliz com alguma coisa. Na verdade, eu não sei ele alguma vez está mesmo feliz. É como se ele tivesse duas emoções – irritado e sarcasticamente satisfeito.

(E conspirador, isso é uma emoção? Se sim, três)

(E enojado. Quatro)

DSC06506

Como eu mencionei na resenha de Fangirl, Simon Snow é uma fanfic de Harry Potter (coisa que algumas pessoas ainda não entedem) mas em Carry On, apesar da presença de alguns elementos que devem ter sido inspirados pela saga, Carry On encontra seu próprio ritmo. A autora também fala sobre isso no final do livro, que a inspiração para está história surgiu de várias histórias de escolhidos (chosen ones) e que agora ela criou a dela. Uma das coisas que mais dá pra relacionar é o relacionamento de Simon e Baz, que seriam Harry e Draco.

Fazia algum tempo que não lia sobre um relacionamento tão real, natural e simplesmente certo, como o que há entre Simon e Baz. Durante muitos momentos da leitura fiquei vibrando, sem conseguir largar o livro lendo-o madrugada adentro, e as partes que narravam o relacionamento dos protagonistas foram maravilhosas. Não é forçado, não é falso, é uma coisa incrível, a forma como os dois estão apaixonados um pelo outro e como cada um se porta diante disso.

A boca de Baz é mais fria do que a de Agatha.

Por que ele é um garoto. Eu penso e em seguida: Não, por que ele é um monstro.

Ele não é um monstro. Ele é apenas um vilão.

Ele não é um vilão. Ele é apenas um garoto.

Eu estou beijando um garoto.

Eu estou beijando Baz.

Ele é tão frio e o resto do mundo é tão quente.

DSC06508

DSC06507

Outra coisa que gostei muito foi ter a narração de vários personagens, ajudou muito a compreender as coisas sobre O Mundo dos Magos e sobre o passado dos personagens, juntos ou separados. Os personagens que narram são: Simon, Baz, Penelope, Agatha e… Bom alguns outros surpresa (sem spoilers). Meu personagem favorito é o Baz, adoro o humor sarcástico e a forma como ele age como se não se importasse com nada por fora, mas por dentro é um turbilhão de emoções. Simon também é ótimo e Penny é muito adorável, a única de quem nao gostei foi Agatha, ela fica constantemente implicando com seus amigos e apenas querendo ser normal. Entendo o ponto de vista dela, mas eu gosto demais de magia para concordar com alguém que não quer saber dela.

É muito legal que Rainbow conseguiu criar um mundo mágico bem original, a magia é como uma coisa, não como algo a ser absorvido, mas algo em quantidades, alguns magos tem mais magia que outros e Simon é o que mais tem. Os feitiços são incríveis, são expressões populares e até músicas infantis, são coisas que as pessoas falam muito pois é essa repetição que traz o poder para as palavras! É incrível!

Eu estou tão cheio de poder que sinto que poderia enxergar sem abrir os olhos. Como se eu pudesse virar uma supernova se eu quisesse e ter a minha própria galáxia. É assim que é ser Simon Snow? Ter o infinito dentro do bolso?

Eu falo com clareza: “Brilha, brilha estrelinha!”

Quando eu chego ao fim da próxima frase o quarto ao nosso redor some e as estrelas parecem perto o suficiente para tocar.

DSC06511

O desenvolvimento da narrativa também foi extremamente satisfatório, os mistérios vão se desenrolando e a expectativa aumenta, a todo momento em que uma nova informação aparecia eu pensava então é isso! e daí novas coisas aconteciam e eu já não tinha certeza. Devorei o livro e amei cada pedaço, aliás que capa incrível, vi muitas pessoas falando que não gostaram, mas eu amei, ainda mais porque ela é soft touch. Não é preciso ter lido Fangirl para ler Carry On, um não depende do outro ok?

Carry On é uma leitura mais do que maravilhosa, é uma experiência nova, traz lágrimas e risos e muitos muitos sentimentos difíceis de explicar (feels). É uma história que ganhou um lugar especial em meu coração e rapidamente se tornou um dos favoritos da vida. É mágica.

Acompanhe o Prateleira de Ideias nas redes socias:

facebook | instagram | youtube | goodreads

4 comentários sobre “Carry On – Rainbow Rowell

  1. Carry On é minha nova obsessão. Li em uma sentada (meio longa, confesso) e não consigo pensar em mais naaaaada hahahah é lindo demais, muito bem construído e snowbaz é doce e lindo demais s2

Deixe um comentário

