Em Sussex na Inglaterra um homem de meia-idade volta à casa onde passou a infância para um funeral. Ele acaba sendo atraído para a fazenda no fim da estrada, onde anos antes ele conheceu Lettie Hempstock uma menina que chamava o lago atrás da casa de Oceano. Lettie vivia com a mãe e a avó e elas eram uma família peculiar.

Eu tinha morado naquele lugar, por um tempo. Não parecia fazer parte de nada do que eu era agora.

Ao sentar à beira do lago quarenta anos depois dos ocorridos suas lembranças começam a voltar e o passado apresenta-se como algo sombrio e assustador, algo que parece impossível de ter acontecido com um menino de sete anos. Há quarenta anos um homem cometeu suicídio dentro de um carro roubado no fim da estrada, sua morte foi o estopim de eventos inimagináveis.

Gostei disso. Livros eram mais confiáveis que pessoas de qualquer forma.

Uma coisa que intrigou muito foi que o protagonista não tem nome. Apesar de sua importância na narrativa e da proximidade que possuímos com ele, não sabemos seu nome. Nunca tinha lido nenhum livro do Neil, conheço Coraline que aliás é um dos meus filmes favoritos, mas não li o livro, e apesar disso consegui encontrar muitos elementos que marcam o estilo do autor. Já percebi que ele tem um carinho especial por gatos e que eles se apresentam em suas histórias como seres muito adoráveis. Não posso deixar de mencionar que amei a capa e a contra capa deste livro, são muito lindas e azuis ❤︎

Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito. E depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões…

Não sabia bem o que esperar de O Oceano no Fim do Caminho, mas me surpreendi com o desenrolar da história. Neil consegue trazer essa mágica, seja ela sinistra, sombria, ou mais “angelical” para a realidade de uma forma muito sutil, nada fica muito caricato ou desconexo, é como se esses elementos simplesmente existissem e eu gosto muito disso.

Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.

12119392_978840068804966_1974911916_o

Nada nunca é igual – respondeu ela. – Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos.

A profundidade da história e dos temas abordados por ela me encantaram, apesar do olhar infantil em boa parte da narrativa é incrível ver a reação de uma criança para coisas tão sinistras, e depois ver o adulto refletir sobre seu passado enquanto as lembranças retornam. Não me entendam errado, não é um livro de terror ou algo do tipo, é mais a compreensão de que existe uma escuridão, uma energia ruim presente no mundo, independente da forma pela qual ela se manifeste.

Esse era o vazio. Não a escuridão, não o nada. Isso era o que havia por baixo da cortina transparente e tenuamente pintada da realidade.

Devorei este pequeno e curioso livro em uma madrugada e uma tarde e ele definitivamente entrou para minha lista de favoritos do ano (talvez até da vida). Simplesmente amei as mulheres da família Hempstock, e agora que parei para pensar adoro o fato de as histórias de Neil terem personagens femininas fortes, inclusive as vilãs.

Uma história só é relevante, suponho, na medida em que as pessoas na história mudam.

O Oceano no Fim do Caminho é um livro para pensar, para ensinar-nos de que há muito mais nos acontecimentos do que aquilo que lembramos e que duas pessoas nunca se lembram de uma coisa da mesma maneira.

Por um momento, de forma tão poderosa que acreditei ser real, mas que agora havia desaparecido, e desvanecido-se no passado como uma memória esquecida, ou como uma sombra ao pôr do sol.

12124290_978840052138301_587127052_o

Este foi o livro escolhido para o Reino Unido no meu projeto A Volta ao Mundo em 80 Livros. Para saber mais clique aqui.

Acompanhe o Prateleira de Ideias nas redes socias:

facebook | instagram | youtube | goodreads

Anúncios

2 comentários sobre “O Oceano no Fim do Caminho – Neil Gaiman

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s