Eu tinha muita curiosidade de ler esse livro, o título é intrigante e já me capturou logo de cara, e o que dizer dessa capa maravilhosa? Tudo é lindo e empolgante e fico feliz em constatar que a história é igualmente maravilhosa.

O problema da minha vida é que ela tinha sido ideia de outra pessoa.

2015-06-28 15.16.53

O ano é 1987 (já comecei a amar por ai) e dois adolescentes com descendência mexicana de quinze anos, Aristóteles e Dante, tão diferentes em inúmeros aspectos um do outro, Ari é tímido, solitário e não compreende o mundo ao seu redor, Dante é confiante, extrovertido e sempre pronto para qualquer coisa, embarcam em uma nova aventura, a amizade.

Fiquei pensando que poemas são como pessoas. Algumas pessoas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende… e nunca entenderá.

2015-06-28 15.13.19

Estou naquela fase em que as pessoas esperam que eu seja infeliz.

2015-06-28 15.19.25

A escrita leve e poética do autor trata de assuntos importantes e das descobertas da juventude. Há uma presença forte da família na narrativa, os pais de ambos os garotos tem suas peculiaridades e suas diferentes formas de lidar com os filhos, todos tem suas cicatrizes, mas estão sempre junto dos filhos em suas descobertas. Essa carga emocional familiar foi incrível e muito bem desenvolvida e tocante. Na família de Dante ele é filho único enquanto na de Ari ele tem duas irmãs mais velhas e um irmão de quem ninguém fala, já que ele está preso, e toda a dor e tristeza ao redor desse fato afetam o relacionamento dele com os pais.

Imaginei como era – como era segurar a mão de alguém. Aposto que às vezes é possível desvendar todos os mistérios do Universo na mão de uma pessoa.

IMG_1257

O fato de os garotos serem de famílias mexicanas, mas não terem nascido nem vivido no México afeta suas noções de identidade, afinal eles são americanos ou mexicanos?  E mesmo se tratando de um assunto complexo o autor conseguiu deixá-lo leve na narrativa sem perder sua importância. Muitas vezes enquanto lia me peguei pensando em As Vantagens de Ser Invisível e de certa forma os dois livros são bem parecidos.

Quero que as pessoas me digam o que sentem, mas não sei ao certo se quero fazer o mesmo.

IMG_1254

Adorei que a amizade dos dois passa por vários estágios e por várias situações. Eles se conhecem no verão, mas quando voltam as aulas Dante muda de cidade e isso muda as coisas e mesmo quando ele volta, um ano depois, muitas coisas mudaram e os dois amadureceram. É um livro de autodescoberta, de primeiras experiências, recheado de quotes inspiradores.

Era como se meus olhos fossem uma câmera e eu fotografasse o momento, sabendo que guardaria a imagem para sempre.

IMG_1246

Talvez seja essa a forma de classificar um sonho como bom ou mau – como ele nos faz sentir.

Os capítulos curtos são viciantes e nada é forçado tudo é tão real e tangível, os personagens são cativantes, daqueles que você deseja que sejam reais para que se tornem seus amigos. É um livro extremamente recomendado e com toda certeza um cinco estrelas.

IMG_1237

IMG_1239

Fotos: Susan Cruz e Lauren Cruz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s