Sombra e Ossos é o primeiro livro da Trilogia Grisha, que nos apresenta ao mundo fantástico de Ravka. Toda a ambientação do livro lembra muito uma espécie de Russia mágica e de cara isso me atraiu para a narrativa.Alina Starkov (amei os sobrenomes dos personagens) é uma órfã de guerra, por anos ela teve como companhia no orfanato seu amigo Maly e agora os dois fazem parte do Primeiro Exército do país. Maly é um rastreador e Alina uma cartógrafa.

“Acho que seria melhor se eu não…me destacasse.”

“Você está tão ansiosa assim para ser como todo mundo?”

2015-06-15 17.11.48z

Na bela geografia do país de Ravka uma faixa escura separa o continente do litoral, é a Dobra das Sombras uma escuridão recheada de monstros chamados Volcras. Esta escuridão foi criada pelo poder de um Grisha há muito tempo. Os Grishas são uma elite deste mundo, capazes de fazer mágica eles constituem o Segundo Exército, comandados pelo Darkling, o Grisha mais poderoso. Existem três tipos de Grishas, os Corporalki com poderes de cura ou de morte. Os Etherealki com poderes de fogo, água e ar (isso me lembrou um pouco do desenho Avatar, quem lembra?). E por fim os Materialki, os fabricadores. Em uma expedição até a Dobra Alina vê Maly ser atacado e evoca um poder que jamais pensou ter. Ela é enviada a corte para ser treinada como uma Grisha e recebe atenção especial do Darkling.

“Eu não sou Grisha”, soltei.

“As evidências sugerem o contrário”, disse ele, pouco preocupado. “O que lhe dá tanta certeza?”

“Olhe  para mim!”

“Estou olhando”

2015-06-15 17.12.17z

Tudo ia extremamente bem até este ponto. Ali na página 70 mais ou menos Alina chega ao palácio e começa sua vida na corte. Foi onde o livro entrou para a “Lista dos Livros que Deveriam ser Menores”. O ritmo da narrativa estava ótimo, com descrições quase tangíveis e uma “mitologia” envolvente, uma história muito curiosa, mas então o ritmo desacelera e o livro perde o foco. Cansei de ler historinhas bobas da vida na corte (afinal nenhuma dessas se compara a uma vida na corte estilo Guerra dos Tronos) e como as pessoas não são o que parecem e como “ninguém gosta de mim” e blá blá blá. Ei, você tinha uma ideia perfeita e uma história boa, porque acabar com isso?

Esse ritmo lento e enrolado se arrasta por grande parte do miolo do livro, tornando a solução para esse problema muito simples: escreva um livro menor! E a prova disso é que as últimas 80 páginas são eletrizantes e me fizeram perder algumas horas de sono enquanto lia, ou seja, o livro poderia ter 150 páginas e ser perfeito.

2015-06-15 17.13.54z

2015-06-15 17.12.54z

Este erro de desenvolvimento e condução da história está se tornando, levemente, cada vez mais presente e isso me entristece. Além da moda de trilogias ou sagas com milhares de livros, que para algumas histórias, preciso dizer, não é necessário, agora temos esse novo padrão, o de enrolar o leitor. Esta leitora aqui não gosta de ser enrolada, caso não seja perceptível.

Alina é uma daquelas personagens chatinhas, mas que todo mundo parece adorar. Acredito que ela precisa amadurecer um pouco e espero ver isso nos próximos livros. O cerne de Sombra e Ossos é que ele tem muito potencial, e espero não vê-lo ser desperdiçado. Ah, e que título é esse? Achei fraco e não faz jus ao livro, acho que deveria ser algo mais inusitado, talvez algo com Ravka ou alguma outra palavra diferente, afinal o livro trata de uma cultura bem diferente, a russa, e incomum então não combina um título tão simples e fraquinho.

Gostei da leve reviravolta que se desenrolou no fim do livro e o final foi muito bom, me fisgando para a leitura da continuação. Vamos ver como vai ser.

2015-06-15 17.14.38z

2 comentários sobre “Sombra e Ossos – Leigh Bardugo

Deixe um comentário

