Já há algum tempo acompanho a série de tv baseada nos livros de Martin, e apesar de ter os três primeiros livros há mais tempo do que isso, nunca tinha tomado coragem para ler. 

O inverno está chegando.

2015-05-22 15.08.00

All you need is coffee!

Dessa vez foi diferente. E uma semana e três dias depois finalmente terminei o primeiro livro. Eu tenho uma “regra” que prefiro ler o livro antes de assistir ao filme/série e apesar de isso não ter acontecido com As Crônicas de Gelo e Fogo não me sinto nem um pouco culpada, isso porque o livro é maravilhoso a sua própria maneira e mesmo sabendo o que iria acontecer eu me agarrei a história e desapareci em suas páginas, isso é o que eu chamo de realmente entrar em outro mundo enquanto lê, e foi uma experiência ótima. Fazia muito tempo que eu não lia fantasia dessa forma, tão complexa, tão inebriante, acredito que a última vez foi com As Brumas de Avalon, que li há muito tempo. Quase desisti da leitura algumas vezes, por que o livro é extenso e suas páginas tem letras pequenas que às vezes cansam um pouco, mas a história compensa muito.

O frio está se aproximando e os problemas apenas começando. Lord Eddard Stark de Winterfell foi convidado por seu velho amigo o Rei Robert Baratheon para se tornar a Mão do Rei, já que a anterior acaba de falecer e um pedido como esse não se pode recusar e as consequências dessa escolha se transformarão em acontecimentos imprevisíveis e de tirar o fôlego. A casa Stark é a base da história e os membros de sua grande família são boa parte dos narradores do livro. Existem tantas casas e tantos personagens que é fácil se perder na complexidade da história, e é bem-vindo o apêndice com os nomes e casas de cada um, mas logo se acostuma e começa a se afeiçoar a eles, meus personagens favoritos são: Jon Snow, Daenerys Targaryan, Arya Stark e Tyrion Lannister.

(…) e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada – Tyrion deu uma palmada na capa de couro do livro. – É por isso que leio tanto, Jon Snow.

2015-05-22 15.17.21

2015-05-22 15.18.31

Amei esses pratinhos britânicos!

As quatro principais casas que brigam pelo Trono de Ferro que rege os Sete Reinos de Westeros são: os Stark de Winterfell ao Norte, os Lannister de Rochedo Casterly a Oeste, os Baratheon em Porto Real ao Sul e os Targaryan membros da antiga dinastia e com apenas dois membros restantes, mas existem muitas outras, os Tyrell da Campina, os Arryn do Vale, os Greyjoy das Ilhas de Ferro, os Martell de Dorne, os Tully de Correrio e além disso outras casas menores que são vassalas das maiores. A enorme quantidade de locais e a complexidade das relações entre os membros das casas, tanto dentro quanto fora delas, faz com que se vicie na leitura para descobrir o próximo passo de cada um. O fato de o livro ter muitos narradores ajuda nisso, os finais de capítulo deixam tantas perguntas no ar que torna-se quase impossível de largar o livro sem que se chegue ao próximo capítulo daquele personagem para descobrir o que vai acontecer e mesmo os personagens que não narram tem muito a contar.

Neste primeiro volume temos capítulos narrados por oito personagens, alguns dos Stark de Winterfell, Arya, Sansa, Bran, Catelyn, Ned e seu bastardo Jon Snow; Tyrion Lannister e Daenerys Targaryan. Ned levou suas duas filhas, Arya e Sansa para acompanhá-lo na viagem até Porto Real onde irá exercer seu cargo de Mão do Rei, isso já nos da uma distância considerável de Bran que continua em Winterfell com seu irmão mais velho Robb. Jon Snow segue rumo ao extremo Norte onde há a Muralha, para se juntar à Patrulha da Noite, depois dela existem as Terras de Sempre Inverno onde o frio cortante guarda segredos e até mesmo monstros. Daenerys é o extremo oposto, está no continente de Essos, um lugar extremamente quente. Ela fugiu para lá com o irmão Viserys depois que a guerra matou toda a sua família e o trono de seu outro irmão foi roubado pelo Usurpador, Robert Baratheon. Tyrion por sua vez, bem Tyrion está em todo o lugar, no livro inteiro ele passa por muitos lugares diferentes e é bem interessante ver como sua família o trata, já que ele apesar de ser um Lannister é também um anão.

A noite chega, e agora começa a minha vigia. (…) Viverei e morrerei no meu posto. Sou a espada na escuridão. Sou o vigilante nas muralhas. Sou o fogo que arde contra o frio, a luz que traz consigo a alvorada, a trombeta que acorda os que dormem, o escudo que defende os reinos dos homens. Dou a minha vida e a minha honra à Patrulha da Noite, por esta noite e por todas as noites que estão por vir.

Faltam me palavras para falar deste livro, são tantos tantos detalhes. A própria história do continente e sua formação, os diversos povos que o habitaram, as guerras, as conquistas, os reinados, tudo é muito interessante. A forma como as coisas se desenrolam e estão completamente viradas de cabeça para baixo no fim do livro é de tirar o fôlego, é incrível como as coisas mudam e como as ações tem inúmeras reações.

Aquilo que amamos nos destrói sempre.

2015-05-22 15.36.29

É um livro imenso, mas completamente devorável, com muitas coisas a serem apreciadas, e muitos spoilers. Acredito que já falei muito, mas poderia dizer mais, porém prefiro que as coisas sejam mantidas com um pouco mais de mistério, até porque é muito fácil perder a mão e começar a dissertar sobre o livro. Ah e na série o primeiro livro corresponde à primeira temporada, literalmente até a última cena.

Esse mundo de gelo e fogo, senhores, lordes, viagens, soldados, distâncias imensas, personagens cativantes e acima de tudo da guerra pelo trono, me acolheu como um novo lar, sempre me parece que quando leio alguma coisa, mesmo quando nesse caso já assisti sobre ela, tudo é muito mais real. Desejo voltar para estas páginas, em sua continuação, em breve espero fazê-lo. Extremamente recomendado, o mundo habilmente construído por George não vai desapontar você, e agora só resta uma pergunta a fazer, quem vencerá a guerra dos tronos?

2015-05-22 15.24.56

Meu pedido, um Cappuccino Gelado!

As fotos desse post foram feitas no London Coffee,  ele fica no Shopping Boulevard aqui de Londrina, o telefone é (43) 3037-1005

Para mais informações tem o email londoncoffeeshop@gmail.com a fanpage do facebook e o instagram

See you next time,

Ketelen xx.

Anúncios

2 comentários sobre “A Guerra dos Tronos – George R.R. Martin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s