Todo mundo conhece a história da Alice, afinal já foram feitas inúmeras adaptações desta obra que foi publicada 150 anos atrás. Quando estava lendo O Lado Mais Sombrio fiquei curiosa para ler o livro original de Carroll, e então resolvi fazê-lo.

“Mas não quero me meter com gente louca”, Alice observou.

“Oh! É inevitável”, disse o Gato; “somos todos loucos aqui. Eu sou louco. Você é louca.”

“Como sabe que sou louca?” perguntou Alice.

“Só pode ser”, responde o Gato, “ou não teria vindo parar aqui.”

2015-04-11 18.06.17

O livro que comprei é um pequeno livro amarelo de capa dura, publicado pela editora Zahar, que contém duas histórias, a primeira que é Alice no País das Maravilhas e a sua continuação que é Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá. Descobri que em muitas versões de Alice que conhecemos misturam elementos dos dois livros, como por exemplo o filme de Tim Burton ou até mesmo o clássico desenho da Disney,

Para mim o País das Maravilhas e toda a história que o envolve nunca foi uma coisa muito bonitinha, e sim algo meio sinistro, e totalmente nonsense, aliás esse post do Hypeness faz bastante sentido.

“Por que um corvo se parece com uma escrivaninha?”

A primeira parte do livro, como já falei, é Alice no País das Maravilhas, a famosa história onde Alice segue um coelho e acaba caindo em sua toca e tcharam descobre o País das Maravilhas, ou como prefiro chamar Wonderland. Os capítulos são curtos e narrados em terceira pessoa, e preciso dizer como Alice é uma criança chata! Ela fala coisas impróprias, que irritam as pessoas ao redor dela e só acabam por metê-la em confusão. E a história não tem uma sequência nada lógica, ou seja, em um momento Alice está fazendo algo e quando se vira ela esta em um ambiente completamente diferente, isso tudo faz com que a narrativa se assemelhe muito a um sonho, confundindo o leitor e fazendo surgir a pergunta: Será que ela não sonhou tudo aquilo?Não posso me esquecer de mencionar que o Chapeleiro Maluco e o Gato de Cheshire, que tem esse nome porque Cheshire é uma expressão em inglês para uma pessoa que sorri muito (há), são meus personagens favoritos.

“Tome mais um pouco de chá” a Lebre de Março disse a Alice, de maneira muito sincera.

“Como ainda não tomei nenhum”, Alice respondeu num tom ofendido, “não posso tomar mais.”

“Você quer dizer que não pode tomar menos”, falou o Chapeleiro; “é muito fácil tomar mais do que nada.”

“Ninguém pediu a sua opinião”, disse Alice

“Quem está fazendo comentários pessoais agora?” perguntou o Chapeleiro, triunfante.

2015-04-11 18.09.29

2015-04-11 18.10.23

Depois temos Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá, onde uma Alice um pouco mais velha literalmente atravessa um espelho e se depara novamente com aquele mundo estranho. Nesta aventura ela tem de ultrapassar vários obstáculos, estruturados como um jogo de Xadrez, para então se tornar rainha. É neste livro também onde há o monstro Jaguadarte, ele aparece na forma de um poema, que é considerado um dos maiores poemas nonsense de língua inglesa. Gosto da atenção que foi dada a este personagem no filme de Tim Burton, porque ele não aparece tanto no livro.

As ilustrações do livro, feitas por John Tenniel, dão a história um toque especial, e mais uma vez repito que este mundo não é algo bonito, é tudo muito sinistro e levemente desconcertante. Gostei muito de finalmente ter lido as obras originais, e mesmo depois de tanto tempo de sua publicação é fácil saber porque Alice ainda é tão discutida e adorada. É um clássico e também um favorito meu.

Anúncios

4 comentários sobre “Alice – Lewis Carroll

  1. Tenho a mesma edição e amosou essas edições da zahar. Também acho a Alice meio rude e mala, mas me identifico um pouco com ela (talvez por isso HAHAHA). Não sabia dessa curiosidade de Cheshire e ri muito desses gifs das drogas. Livro sensa, post sensa, quotes sensas.
    We’re all mad here! xx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s