Mentirosos era um livro que eu estava extremamente ansiosa para ler, desde que vi ele no GoodReads no começo do ano passado. Quase comprei ele em inglês, mas quando vi que ia ser traduzido resolvi esperar, demorou um pouco, mas finalmente consegui ler.

Olhamos para o céu. Tantas estrelas. Parecia uma celebração, uma festa grandiosa e proibida que a galáxia fazia depois de colocar os humanos para dormir.

2015-04-04 16.01.24

Bem-vindo à bela família Sinclair. Ninguém é carente. Ninguém é viciado. Ninguém é um fracasso. Essa pequena sinopse foi o suficiente para instigar a minha curiosidade. Cadence, os primos Mirren e Johnny e o amigo Gat passam todos os verões na ilha da família chamada Beechwood. Cadence é a neta mais velha de uma família onde as pessoas só pensam em dinheiro e em bens materiais. Ela é a principal herdeira, mas com tanta gente brigando por tantas coisas fúteis ela não sabe se isso é algo bom.

Independente de onde estivermos , sempre poderemos nos reunir no telhado de Cuddledown e olhar para o mar. Essa ilha é nossa. Aqui, de certo modo, somos jovens para sempre.

2015-04-04 16.04.39

No verão dos oito (a idade dos quatro amigos) a amizade deles foi consolidada, e a família passou a chamá-los de os Mentirosos. Eles aprontavam muito. No verão dos quinze algo aconteceu, algo que mudou tudo para sempre. Cadence sofreu um acidente, ela não sabe bem como, mas sabe que foi sério, as dores de cabeça insuportáveis estão ali para provar. Ela agora tem que viver à base de remédios e está sempre frágil, tanto física quanto mentalmente, e não se lembra nada do verão dos quinze.

No verão dos dezesseis ela não volta a Beechwood, ela vai para a Europa com o pai. No verão dos dezessete ela esta determinada a convencer a mãe a deixá-la ir para a ilha. Ao voltar para lá ela finalmente poderá juntar os pedaços e entender o que aconteceu de uma vez por todas.

E eu vi Gat,

e vi aquela rosa na mão dele,

e, naquele momento, com a luz do sol entrando pela janela

e brilhando sobre ele,

as maçãs sobre a bancada da cozinha,

o cheiro de madeira e maresia no ar,

eu rotulei de amor.

2015-04-04 16.03.09

A escrita do livro é quase lírica, muito poética e tocante, adorei esse estilo de narrativa da E.Lockhart. Confesso que gostei do livro, mas em algumas partes fiquei um pouco entediada e torcia para que ele acabasse logo. Adorei a ilha Beechwood e seus segredos, suas enormes casas de verão e a família que as habita e todas as suas peculiaridades. Cadence e Gat desenvolvem uma proximidade muito adorável e um romance bem de verão, daqueles que você torce para que dê certo. Mas há algo a ser dito sobre este livro, talvez a coisa mais importante sobre ele. Eu não esperava o final e a plot twist que veio com ele. Uau.

Meu conselho é: não perca tempo e leia logo este livro. Ele merece ser lido, ele merece ser apreciado de sua forma única. Você merece sofrer junto a ele. Prometo que o final irá tirar o seu fôlego e vai te surpreender. Este final entrou para a lista de finais de chorar, de jogar o livro pela janela, mas também aqueles finais que assustam, pela forma como podem ser profundos e como eles podem quebrar seu coração.

Mentirosos veio e ocupou seu espaço na lista dos favoritos. Ele pode ser complicado e estranho à primeira vista, mas ele merece todas as críticas positivas que recebe.

Anúncios

2 comentários sobre “Mentirosos – E. Lockhart

  1. Esse livro… Já deve fazer mais de um mês que li e ainda não superei aquele final. Céus, como eu chorei! Entrou facilmente para a minha lista de favoritos, também. É um livro agridoce, mas maravilhoso.
    Amei a resenha (:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s