Brilho foi com certeza um livro que superou toda as minhas expectativas. Ele era um dos livros que estavam na pilha de atrasados, mas que finalmente consegui ler e me apaixonei. Tudo o que foi dito sobre ele na sinopse já tinha me deixado com água na boca, mas quando comecei a ler a história já tomou um rumo completamente inesperado e eu fiquei pensando uau!

Havia interesses mais importantes em jogo do que sua mera felicidade.

2015-03-22 12.24.50

Há mais de quarenta anos duas naves, a Empyrean e a New Horizon, vagam pelo espaço em busca de um novo lugar para chamar de lar, depois que a Terra se tornou inabitável e sumiu no espaço. Waverly é uma menina de quinze anos com uma missão: casar e engravidar para garantir a sobrevivência da raça humana. Todos acham que ela deve se casar com Kieran, o mais provável sucessor do capitão da nave, mas ela esta intrigada com seu antigo amigo Seth. Depois dessa pequena sinopse eu fiquei pensando que o livro iria focar no triangulo amoroso e coisas assim, mas como eu estava errada!

Logo no primeiríssimo capítulo a nave Empyrean é atacada por sua nave irmã a New Horizon. Já que ambas as naves vagavam em meio a uma nebulosa os radares não detectaram a ameaça e assim quando já era tarde demais os novos inimigos entraram e sequestraram todas as jovens da nave. Há partes de física no meio, explicando muitas coisas interessantes sobre a nave, e o triângulo amoroso nem aparece, é apenas um mísero pano de fundo nesta aventura espacial, mas acredito que ele sera explorado nos outros volumes.

Quero me apegar a algo trivial. Não quero pensar no que está acontecendo, na verdade. Prefiro inventar triângulos amorosos insignificantes.

2015-03-22 12.25.34

O livro é dividido em cinco partes, a primeira é narrada por Waverly e Kieran e as outras se intercalam entre os dois personagens. E cada final de capítulo é de tirar o fôlego, tornando impossível a tarefa de ler só um, o tipo de livro que você vira a noite lendo porque não consegue parar. Foi muito bom e importante esta divisão de ponto de vista, porque Waverly esta na outra nave enquanto Kieran foi deixado à bordo da Empyrean tendo que tomar decisões e ficar no comando, ou não, já que os meninos parecem prontos para fazer um motim a qualquer momento.

Personagens bem construídos, trama bem amarrada, tudo isso foi ótimo, não tenho críticas e sim ganhei uma nova saga para amar. Temas muito importantes como religião, decisões morais, poder e dominação são abordados de forma sutil, mas crítica. É muito bom ver como os meninos e meninas se comportam de maneiras completamente diferentes nessa situação extrema e inusitada à qual foram submetidos. Enquanto as meninas tentam se unir para fugir, os meninos enfrentam brigas para definir o “macho alfa”. Waverly é uma personagem que adorei, ela me lembrou as heroínas de outras distopias que li, e tenho certeza de que nos próximos livros ela vai amadurecer e me surpreender ainda mais.

Era uma mentira tamanha, perigosa, terrível!

E era ainda mais aterrorizante porque ele acreditava na própria mentira.

2015-03-22 12.27.27

O final, como todos que são parte de uma trilogia, foi de querer arrancar a cabeça da autora (de forma amável) e pedir que ela me dê o próximo volume agora (que aliás se chama Centelha, quem quiser comprar pra mim hehe).Minha vontade era contar muito mais, dissertar sobre este livro até, mas não direi spoilers, extremamente recomendado Brilho é um livro que vai encantar você e te deixar grudado em cada página. Preciso dizer que a editora Geração Editorial fez um trabalho incrível, a capa é coberta de brilho, ficou tudo perfeito.

2 comentários sobre “Brilho – Amy Kathleen Ryan

Deixe um comentário

