Quando vi um vídeo de Bauman onde ele falava sobre o nosso mundo moderno e sobre as frágeis relações virtuais já fiquei interessada em seu trabalho sociológico, depois ele caiu no meu vestibular (e eu sabia responder!) e por fim resolvi comprar um de seus livros para conhecer mais sua pesquisa.

Uma vantagem sobre a relação eletrônica:  “Sempre se pode apertar a tecla de deletar.”

2015-02-04 14.54.23

A maioria dos títulos de Bauman contém a palavra líquido (medo líquido, amor líquido, vida líquida etc) isso porque  nosso mundo atual é muito líquido, tudo acontece muito rápido e em questão de segundos as coisas podem ser totalmente diferentes.

Seus personagens centrais são homens e mulheres , nossos contemporâneos, desesperados por terem sido abandonados aos seus próprios sentidos e sentimentos facilmente descartáveis, ansiando pela segurança do convívio e pela mão amiga com que possam contar num momento de aflição, desesperados por “relacionar-se”.

2015-02-04 14.55.54

O livro é dividido em quatro partes e nelas Bauman aborda de tudo, desde amor e relacionamentos virtuais, a dificuldade de amar ao próximo, a problemas com a imigração, até o fato de as pessoas conviverem com estranhos e como isso se chama cidade.

A minha parte favorita foi a primeira, Apaixonar-se e Desapaixonar-se  é incrível como o livro é atual e facilmente aplicado a milhares de pessoas, e me surpreendi por ele ter sido escrito em 2003 onde essa era virtual já existia, mas em um nível menor e muito diferente do que é hoje, e ainda sim o livro relata com precisão os relacionamentos problemáticos de hoje.

Hoje em dia as atenções humanas tendem a se concentrar nas satisfações que esperamos obter das relações precisamente porque, de alguma forma, estas não têm sido consideradas plena e verdadeiramente satisfatórias.

2015-02-04 14.57.08

2015-02-04 14.57.58

Em algumas partes o livro ficou um pouco cansativo, mas nada que me fizesse parar de ler. Achei muito bom o estilo da escrita de Bauman, que aliás hoje em dia é um velhinho de 89 anos que entende mais da modernidade do que muitas pessoas que se denominam ‘modernas’.

Este foi o livro escolhido para a Polônia no projeto A Volta ao Mundo em 80 Livros, para saber mais clique aqui.

2015-02-04 15.03.21

Anúncios

2 comentários sobre “Amor Líquido – Zygmunt Bauman

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s