Garota Exemplar – Gillian Flynn

Não sei como começar a e descrever o quanto eu amei esse livro, eu estava com saudade de ler alguma coisa mais substancial, por assim dizer e Garota Exemplar definitivamente conseguiu atender a necessidade que eu tinha. É quase uma coisa absurda o quanto esse livro é bom, e o quanto ele é complexo.

É um tanto perturbador recordar uma lembrança calorosa e sentir-se profundamente frio.

10410047_743054742383501_2049968306_n

Vamos por partes, logo no começo Nick Dunne descobre que sua esposa Amy desapareceu, assim sem mais nem menos na manhã do quinto aniversário de casamento deles. Sem nem pensar muito Nick já chama a polícia e assim começam as investigações. Mas a partir daí tudo o que é descoberto parece levar a um único suspeito, a pessoa a quem todos os olhos sempre se voltam quando a esposa desaparece, o marido, ninguém menos do que o próprio Nick.

Ele nega, mas admito que em certo ponto da história eu não sabia mais se o Nick era tão bonzinho assim. O fato é que o livro é dividido em três partes e na primeira temos a narrativa de Nick em sua busca por Amy, e ao mesmo tempo temos capítulos do diário de Amy, onde podemos perceber que o casamento dos dois não estava em seus melhores dias, o que mais uma vez joga a culpa de tudo à Nick. Mas o mais impressionante são as (quase) infinitas camadas que este livro possui, veja bem, assim que comecei a segunda parte da história, tudo mudou. Foi uma plot twist e tanto, na verdade quase me parece que este livro foi a origem primordial da plot twist porque não é possível!

Há uma diferença entre realmente amar alguém e amar a ideia dessa pessoa.

10426513_743055435716765_753820017_o

10422838_743055492383426_1126566358_o

 

O fato é que a parte psicológica do livro é completa e totalmente assustadora, isto é, ela é muito real. Várias vezes enquanto eu lia eu parava para pensar como nós não conhecemos as pessoas realmente, como essas camadas que mencionei estão presentes em cada um de nós, por isso muitas ações ás vezes parecem inexplicáveis, mas apenas um novo ponto de vista pode nos provar o contrário.

É uma época muito difícil para ser uma pessoa, apenas uma pessoa real, de verdade, em vez de uma coleção de traços de personalidade escolhidos de uma interminável máquina automática de personagens. (…) Chegara ao ponto em que parecia que nada importava, pois não sou uma pessoa de verdade, e ninguém mais é. (…) Eu teria feito qualquer coisa para me sentir real novamente.

10429528_743055485716760_579801019_oA capinha do meu celular é cheia de floquinhos de neve ♥10421829_743054655716843_132309792_o

O livro já conta com uma adaptação cinematográfica que irá estrear em outubro deste ano. Eu recomendo muito a leitura do livro antes de ver o filme, porque eu assisti ao trailer e já fiquei encantada, mas depois de ler o livro e assistir o mesmo trailer a minha perspectiva era completamente nova, porque ainda estou me perguntando como vão ficar essas partes extremamente mentais do livro, muita coisa é explicada dentro da cabeça dos personagens, mas apesar de tudo estou muito curiosa para ver o filme. E também, eu adorei a tradução do livro, porque só depois que você lê é possível entender, e ficou ótimo.

Garota Exemplar é quase uma leitura desafiadora, que te leva a pensar sobre as partes mais obscuras de cada um (afinal quem realmente é a pessoa que dorme ao seu lado todas as noites?), e que no fim te da um final que é quase como um sorriso diabólico, um sorriso de trabalho bem feito, um sorriso pelo qual você não esperava. Simplesmente viciante e impossível de largar esse livro já entrou para a lista de favoritos.

10426059_743054995716809_934963465_o

Deixo para vocês o trailer do filme, só pra dar um pouco mais de curiosidade.

3 comentários sobre “Garota Exemplar – Gillian Flynn

      • Eu vi o filme primeiro e só depois soube que havia livro também. Fico feliz de ter visto o filme primeiro, se fosse o contrário eu provavelmente não teria curtido tanto hahaha Mas o livro é demais!

        Adriana

Deixe um comentário

