Adorei conhecer Leminski aos 16, ler ele inteirinho e desvendar cada mistério por trás de seus poemas isso eu nunca tinha feito. Eu já tinha ouvido falar do Paulo porque ele é curitibano, como eu, e eu estudei com a filha dele a Estrela Leminski, que aliás era uma ótima professora de música. Mas apesar disso eu nunca havia parado para ler sua obra, e a oportunidade que me surgiu foi este livro, uma compilação de toda a trajetória poética do autor que já tem um lugar especial no meu coração.

 só

lamente

uma

vez

10364433_738450752843900_1325048087_n

O livro que eu mais gostei foi Caprichos & Relaxos quase todos os poemas dele foram parar entre os meus favoritos, eu também adorei o nome do Winterverno porque é simplesmente perfeito, são a mesma palavra em duas línguas diferentes formando uma palavra nova, incrível.

O que mais eu vejo nas críticas sobre este poeta é sua ‘perda de forma’ isto é, Paulo não usa nenhuma daquelas métricas loucas e tudo o mais que é preciso para fazer certos poemas clássicos, por exemplo. Pelo contrário ele quebra com esse paradigma e nos apresenta a algo novo. Durante minha leitura me deparei com muitas pessoas e profissionais da área criticando-o e tive de me controlar para não entrar em discussões desnecessárias, porque sim eu me apaixonei pela poesia do Paulo. Pela forma suave e ao mesmo tempo intensa com que seus poemas conseguem chegar ao fundo de minha alma e de como parece tão fácil escrever poesia depois de ler suas obras.

    believe it or not

this very if

is everything you got

10370604_738450866177222_1433477201_n

Todas essas loucuras colocadas juntas em poesia me fizeram ter duas tardes maravilhosas lendo poesia e me fizeram querer até escrevê-las. Pode parecer meio estranho ler um livro de poemas, até eu pensava isso, mas acontece que quando você se identifica com os poemas a coisa flui e num segundo o livro todo já tinha sido devorado. Gostei das coisas que eu senti enquanto lia, gostei das coisas que eu pensei enquanto lia, gostei de tudo. Paulo é um mestre.

Esse é meu poema favorito ♥

Hard Feelings 

                             (a riddle for Martha)

Oceans,

emotions,

      ships, ships,

and other relationships,

     keep us goin

through the fog

     and wandering mist.

   What is it

that i missed?

10373464_738450819510560_616521976_o

Isso aqui

acaso

é lugar

para jogar sombras?

    sorte no jogo

azar no amor

    de que me serve

sorte no amor

    se o amor é um jogo

e o jogo não é meu forte,

meu amor?

10388420_738450772843898_1741582907_n

Deixe um comentário

