Apaixonante. Acho que é a melhor maneira de descrever esse livro. Fazia tempo que eu não me apaixonava por algo tão simples, mas que me fez perder o fôlego inúmeras vezes. Eleanor & Park é narrado pelos dois personagens e nos conta a história de como eles se apaixonaram.

Porque as pessoas querem se lembrar de como é ser jovem? E estar apaixonado?

DSCF0397eleanor

Eleanor é grandona, veste roupas esquisitas, é meio maluca e ruiva. Park é nerd, coreano e adora ler gibis e ouvir música, muita música boa. Eles se conhecem no ônibus á caminho da escola, Eleanor é a garota nova e não tem aonde sentar. Park não queria dividir seu assento, mas ele o fez relutantemente. O legal é que eles não se gostam logo de cara, na verdade eles mantém uma certa distância e inesperadamente eles começam a manter contato, isto é, Eleanor começa a ler os gibis de Park junto com ele.

DSCF0385eleanor

Park percebe e decide então emprestar um gibi para ela, ele apenas o entrega, sem nenhuma palavra dita, e assim eles começam uma amizade. Depois eles trocam fitas com músicas, e Eleanor se apaixona por Joy Division, The Smiths e The Cure, enquanto Park aprende a amar os Beatles.

Só queria partir essa música em pedaços e amar todos até a morte.

DSCF0391eleanor

Demorei um pouquinho para ler ele, porque estou bem enrolada com as coisas da escola, mas assim que tive um tempinho li tudo de uma vez. Esse livro é viciante, da vontade e abraçar e não largar mais. O modo como as coisas acontecem, tão naturalmente e ao mesmo tempo tão profundas. Eles demoram um pouquinho, mas ao perceberem como se tornaram importantes aqueles momentos no ônibus, tudo muda. E de repente Park pega na mão de Eleanor pela primeira vez, e é como se o mundo virasse de cabeça para baixo.

Pode parecer meloso e chato, mas eu não achei isso, pelo contrario achei extremamente fofo e inesperado, a forma como eles lidam com seus sentimentos e decidem se abrir para esse amor, frágil e tão intenso.

Eleanor estava certa. Não tinha boa aparência. Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer a gente sentir alguma coisa.

DSCF0389eleanor

Quando finalmente começam a sair, ambos acabam por evoluir muito nesse relacionamento, suas auto-estimas estão melhores, e todo o universo parece sorrir quando eles se beijam. Mas a realidade não é assim, e isso também é uma das melhores partes do livro.

Se ela tinha saudade? Queria perder-se dentro dele. Amarrar os braços dela em torno dele feito um torniquete. Se lhe mostrasse o quanto precisava dele, ele sairia correndo.

DSCF0382eleanor

Parte o coração? Parte, mas quem nunca o teve partido que atire a primeira pedra. Mais do que tudo Eleanor & Park te transporta para outro mundo, onde você lembra todas as primeiras vezes que o fizeram suspirar, mas também lembra da primeira vez que seu coração se partiu. Essa dura realidade faz com esse livro não seja meloso ou coisa do tipo, ele é simplesmente verdadeiro.

– Tenho medo de falar demais.

– Nunca vai ser demais.

– Tenho medo de falar a verdade.

DSCF0396eleanor

Quanto aos personagens, eu vou sentir falta deles, porque acabei me apegando (coisa que costuma acontecer) mas apesar de tudo o que eles passaram, sei que esse amor significou muito para eles, e mesmo que não volte, ele sempre permanecerá vivo em suas memórias, para lembrá-los de como é bom ter borboletas no estômago e de como dói amar, mas dói de uma forma indispensável.

– Eu acho que vivo por você. Não sou mais minha, sou sua; e se você resolver que não quer mais me ver? Como pode me querer como eu quero você?

“Eleanor venha aqui atrás das árvores comigo; vou perder a cabeça se não te beijar”

Saber que esse livro terá uma adaptação para o cinema me fez ficar incrivelmente feliz, mal posso esperar para ver.

“Oi Eleanor, me liga, te amo como amiga, continue assim, fofa, Park.”

“Mas eu não te amo como amiga – disse ele, – E você não é fofa.”

Não estou pronto para não ter mais que me preocupar com você.

Editora: Novo Século Título Original: Eleanor & Park

Deixe um comentário

