Insurgente é o segundo livro da série Divergente escrita por Veronica Roth. Para ler a resenha do primeiro livro clique aqui.

Eu fiz coisas ruins. Não posso desfazê-las, e elas se tornaram parte de quem sou. Na maior parte do tempo, parecem ser a única coisa que sou.

DSC03407

Eu li Insurgente pouco tempo depois de ter terminado Divergente, portanto faz um tempinho já que eu li. Adorei o fato de o livro começar exatamente onde o primeiro acaba, com Tris e Quatro ainda em fuga no trem. Sim uma fuga. O fim da iniciação de Tris era para ter sido de celebração, mas tudo se tornou um caos quando a Erudição tomou conta da facção, trazendo uma dúvida ‘Isso é guerra?’. Muitas mortes inesperadas ocorrem no fim de Divergente, o tipo de coisa que te faz querer dar uma ‘chacoalhada’ na cabeça dos autores e gritar ‘Porque!?’.

Li em algum lugar, não sei quando, que não há explicação científica para o choro. O único propósito das lágrimas é lubrificar os olhos. Não há um motivo real para as glândulas lacrimais produzirem um excesso de lágrimas pro causa de emoções.

Tris, Caleb e Quatro vão parar na Amizade, onde conseguem abrigo, afinal eles são amigos. Mas se adaptar as regras da facção é difícil para pessoas da Audácia, ainda mais quando eles só estão se escondendo do inimigo, ou seja, prolongando um confronto que parece inevitável. Porém uma estranha revelação pode mudar tudo, afinal todos os Sem-Facção sempre foram considerados nada, mas eles podem ser mais importantes nesse confronto do que qualquer um poderia imaginar.

Tris mudou muito desde Divergente, mas era o esperado, afinal depois de tudo o que ela passou e tendo que lidar com o luto de tantas mortes, e inclusive uma cometida por ela mesma, ninguém seria o mesmo. Apesar de eu ter criticado quem compara Divergente com Jogos Vorazes, fiz uma pequena correlação entre o segundo volume das duas séries, ambas Tris e Katniss estão bem diferentes do primeiro livro, e ambas sofreram com o terror que passaram, mas no final ambas estão mais do que prontas para acertar as contas.

Descobri que as pessoas são compostas de camadas e mais camadas de segredos.Você pode achar que as conhece, que as entende, mas seus motivos estão sempre ocultos, enterrados em seus próprios corações. Você nunca as conhecerá de verdade, mas ás vezes decide confiar nelas.

DSC03416

DSC03411

Eu juro que quase taquei o livro na parede ao terminar de ler. Porque sim, reviravoltas surpreendentes são as melhores coisas, mas sim, elas dão uma agonia, por saber que a espera até as respostas é longa. Eu sinceramente não esperava nada do que aconteceu no desfecho de Insurgente, mas me surpreendi de uma forma muito positiva, e também pude refletir e pensar ‘ e se acontecesse isso com a gente?’.

Insurgente foi uma sequencia muito boa, e qualquer um que gostou de Divergente vai se apegar ainda mais pela série. O filme de Divergente estreia em abril deste ano nos cinemas brasileiros.

DSC03421

Editora:  Rocco

Autor: Veronica Roth

Título Original: Insurgent

4 comentários sobre “Insurgente – Veronica Roth

  1. Oi Kety! Apesar de todos os comentários positivos sobre Divergente, não estava muito animada para ler (justamente pelas comparações com Jogos Vorazes, já que, apesar de ter amado Em Chamas, não gostei muito de JV), mas me surpreendi. Me apaixonei completamente pelo livro, e desde então estou desesperada por Insurgente.
    Adorei a sua resenha, apesar dela ter me deixado mais desesperada ainda e quase me fazer quebrar minha promessa de não comprar livros rs. Tenho que me controlar e lembrar que vou ganhar ele de aniversário, é só eu ter um pouco de paciência e esperar mais rs.
    Estou bem ansiosa para assistir o filme, apesar de ter medo de me decepcionar. Sei lá.

    Beijos,
    Adri Brust
    Stolen Nights

    • Sim, eu também tive esse receio de não gostar, e demorei pra ler Divergente, mas agora sou fã! Espero que o filme seja bom também… Sempre tenho esses impulsos de comprar livros mesmo tendo outros pra ler!
      Beijos,
      Kety xx (:

  2. Sinceramente me surpreendi… Suas resenhas sobre os livros são sensacionais espero que continue assim… De agora vou sempre visitar este site.De uns tempos pra CA passei a amar livros e acredite esse site tbem..parabéns insurgente é ótimo amei tbem.

Deixe um comentário

