Logo depois de terminar de ler Cidade dos Ossos eu comecei a ler a sequencia, tipo literalmente em seguida, depois de ler a última palavra, porque eu já tinha comprado Cidade das Cinzas. Depois da super hiper mega notícia bombástica do final do primeiro livro fiquei aliviada em poder começar o segundo sem muita espera. Devo avisar que a resenha contém spoilers do primeiro livro.

— Todo mundo faz escolhas, e ninguém tem o direito de tirar essas escolhas de nós. Nem mesmo por amor.
— Mas a questão é essa. Quando você ama alguém, não tem escolha. O amor nos tira as escolhas.

DSC02433

Bom, logo no final do livro a Clary descobre uma coisa absurda, ela descobre que na verdade é irmã de Jace (!!!). Sim estou chocada, machucada, traída e sei lá mais o que, afinal que tipo de plot twist (leia-se reviravolta) é essa? Cassandra, acho que você não está bem. Digamos que além de tudo fiquei enojada com essa descoberta, mas vamos prosseguir. Diferente de Cidade dos Ossos eu não tive problema nenhum para ler esse volume, foi como se em um passe de mágica tudo ficou simples, perfeito e arrebatador me fazendo não conseguir parar de ler ( eu li esse livro em 3 dias). Esse foi o começo de madrugadas deliciosas e de no fim, uma depressão-pós-livro-perfeito dolorosa. Logo no começo o livro continua mais ou menos onde parou o primeiro o que facilitou muito a leitura (apesar de como mencionado antes não houve nenhum hiato entre 1° e 2°).

Depois da noticia surreal de que Clary é filha de Valentim assim como Jace, confesso que fiquei meio insegura com a leitura, sem falar em frustrada porque eu quero eles juntos! Mas enfim, logo no começo do livro Clary está “namorando” seu melhor amigo Simon, o qual já nutria uma paixão por ela muito antes. Junto com os irmãos Lightwood, Isabelle e Alec, além de Simon e Jace, Clary irá em uma jornada pela Coorte Seelie, ou o mundo das fadas (não fadas fofinhas, como diria Jace, fadas maléficas que querem mexer com seu cérebro e te fazer sofrer). Eles estão em busca de ajuda depois que dois adolescentes do submundo morreram, mais precisamente um vampiro e uma fada. Tudo isso parece levar a uma única resposta, Valentim. Depois de conseguir o Cálice Mortal ele foi atrás da Espada Mortal e agora conta com a ajuda de demônios que são obrigados a servi-lo para ajudá-lo em seu plano de dominação maléfico.

(…) Mas isso não impediu que chorasse, pois o que ela acreditava que era permanente não era permanente afinal, apenas feito de areia que desaparecia com a força do vento ou da água.”

DSC02438

Dizer que esse livro é bom é muito pouco, na verdade eu amei ele, o meu favorito da série até agora, apesar de serem seis na coleção. Tudo (tirando a coisa dos irmãos já citada) nesse livro é perfeito, todas as decisões, as transformações, enfim, tudo é muito bem explicado e encaixado. Até os atos de rebeldia de Jace depois de ser castigado pela Inquisidora, um alto cargo de poder dos Nephilim, o fizeram parecer um adolescente comum. E os momentos em que Clary e Jace sabem que gostam um do outro, mas não falam isso por conta da barreira que se criou entre eles depois da notícia são… perfeitos, claro que perfeitos de uma forma que te faz querer jogar o livro do outro lado da sala e pedir pra Cassandra dizer que é mentira toda essa coisa de irmãos. Não foi o que aconteceu no livro todo, se você quer saber ,mas eu sinceramente espero que isso seja consertado de alguma forma em um dos próximos livros…

— Enorme? — disse Jace. — Você me chamou de gordo?
— Foi uma analogia.
— Eu não sou gordo.

De qualquer forma, há muitas reviravoltas na trama, que te fazem perder o fôlego e que me fizeram grudar nesse livro sem conseguir parar de ler. Infelizmente dessa vez não tive o prazer de ter o próximo esperando pra ser lido, eu nem li ainda, e é claro que o final tinha que ser uma coisa bem “uau” e puf acabar. Eu ainda não vi o filme, mas já posso dizer que ganhei mais uma ótima saga de livros com personagens apaixonantes.

A dor só é o que você permite que ela seja.

As fotos desse post eu fiz em um lugar super fofo do Mercado Municipal, o Terra Brasilis uma loja aconchegante de produtos naturais, regionais e especiais, delícias!

Deixe um comentário

