As Vantagens de ser Invisível é o primeiro romance do americano Stephen Chbosky.

Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.

Eu apenas comecei a ler esse livro, porque soube que a Emma Watson e o Logan Lerman estariam no filme, mas acabei me surpreendendo. Charlie é um garoto muito doce e ingênuo, mas que ao mesmo tempo vai amadurecendo muito ao longo da história. O livro é narrado de uma forma um pouco diferente, é através das cartas de Charlie, do ano 1991, que sabemos os acontecimentos de sua vida, porém ele não diz a quem elas são endereçadas, apenas fala “Caro amigo” . Logo no começo Charlie nos conta em sua primeira carta que ele está escrevendo para tentar se entender, pois recentemente seu melhor amigo se suicidou, e de repente todos voltam suas atenções para Charlie, querendo saber se ele está bem, na verdade tentando ver se ele não esta com nenhum trauma ou coisa do tipo.

DSC01104

Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos.

É então que ele conhece Sam e Patrick. Sam na sua descrição é uma garota muito linda, mas ao mesmo tempo descolada e em seguida Charlie já esta encantado por ela, e Patrick também é divertido e engraçado e logo os três se tornam melhores amigos. Mesmo os dois sendo mais velhos que Charlie, ele tem 15 anos, eles se dão super bem, e então Charlie já não é mais “invisível” ele tem um grupo amigos, vai a festas, fuma, bebe, etc. Nisso rolam diversas experiências em sua vida, muitas boas, como conseguir o papel principal em uma peça que todo o grupo de amigos participa, mas também tem experiências ruins, como ter uma mega ressaca, ou ficar doido demais por usar drogas.

DSC01111

Eu adorei o fato de ele ser tão aberto em suas cartas, ele literalmente divide todas as suas experiências e aprendizados, por ele ser tão ingênuo ele aprende muita coisa, e ele também vive essas experiencias com muita intensidade, do tipo “viva enquanto é jovem” e eu adorei isso! Porque realmente acho que se deve ser assim, como em uma das frases mais famosas do livro que cito abaixo:

 E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos.

Também acho que Charlie é um garoto muito legal, além de ser doce e um ótimo amigo ele lê muitos livros (igual eu) e ainda escreve essas cartas maravilhosas. E eu tenho muita dó dele porque Charlie também tem muito problemas, e problemas sérios e traumáticos, mas ele aprende a lidar com isso, por mais que possa ser difícil é possível superar, e nisso seus amigos são muito importantes também, Charlie tem um carinho enorme por seus amigos. E por mais que em boa parte do livro, que aliás é dividido em quatro partes, ele esteja apaixonado pela Sam mesmo ela tendo um namorado e não querendo nada com ele, ela não deixa de ser fofa, e muito amiga dele, e eles acabam tendo um momento muito fofo e perfeito juntos.

E ela me beijou. (…) Foi um tipo de beijo que me fez saber que eu nunca seria tão feliz em toda a minha vida.

Eu finalmente consegui ver o filme! Depois de tanto tempo esperando, mas valeu muito á pena! Eu simplesmente adorei! Ficou muito legal, foi o primeiro filme da Emma que eu vi fora de Harry Potter e eu adorei, a trilha sonora é impecável enfim é perfeito,  fez eu me sentir infinita.

DSC01110

 

Editora: Rocco

Autor: Stephen Chbosky

Título Original: The Perks of Being a Wallflower

2 comentários sobre “As Vantagens de ser Invisível – Stephen Chbosky

  1. essa frase descreve a maior parte do livro: “…eramos infinitos!” Tem como se sentir tão grande e tão completo??? Amei o Livro! e o Filme… Chorei horrores!!

Deixe um comentário

