Bom, eu sinceramente não sei por onde começar. Tudo nesse livro é perfeito, mágico.

Erin Morgenster é uma escritora americana e O Circo da Noite é seu primeiro livro.

Começando pela diagramação, só tenho elogios para a Intrínseca, nunca vi um livro tão lindo e tão perfeito em minhas mãos, cada detalhe, cada página tudo decorado, com as listras pretas e brancas do Circo, me encantei. Eu poderia começar dizendo que o livro conta a história de um casal, mais especificamente Celia e Marco, mas isso seria um insulto ao Circo. Porque antes de tudo é uma história sobre ele, sobre sua origem, sobre suas atrações, sobre seus primeiros anos em atividade, sobre as tendas, sobre a magia.

Bem-vindo a Le Cirque des Rêves.

circo2

Me senti literalmente dentro do livro. Eu me senti vivenciando e acompanhando as atrações com o mesmo brilho no olhar e o espanto dos espectadores que estavam lá, na verdade eu também estava. É uma leitura tranquila que te prende do começo ao fim, depois que comecei a ler não conseguia parar, mais do que isso eu não queria deixar o Circo. Pode parecer muito estranho eu falando tanto assim de um circo certo? Tipo “Mas é só um Circo kety” Não, não é. Se tem uma coisa que esse Circo é, é ser mais do que um simples circo, ele é magico, inusitado, envolvente, misterioso,você se sente em casa, mais do que em casa na verdade. Enfim a história mostra a trajetória de Celia até seu “encontro” com o circo, mas antes disso sua infância, e com isso a descoberta de sua habilidade, e as horas de pratica até seu aperfeiçoamento (depois vocês entenderam porque eu digo magica). E também as experiencias de Marco, e como a relação dos dois foi de rivais em uma competição até que uma paixão inesperada explode entre os dois.

Além disso em cada capítulo exitem datas e locais de onde o circo esta/esteve/vai estar, enfim ficou tudo muito bem explicado. Aliás os inúmeros personagens que realizam os mais diversos espetáculos no circo, tem suas histórias de vida amarradas a ele, e todos convergem para que uma harmonia se forme, mesmo que um pouco acabamos conhecendo todos, e mesmo sendo personagens secundários cada um é único.

Outra coisa muito legal é que o livro também narra a experiencia de outras pessoas quando foram ao Circo, e como isso afetou suas vidas. Na verdade eu me senti no Circo porque é isso que nos acontece. A partes em que as experiencias são narradas como se os seus olhos estivessem vendo o espetáculo se desenrolar, desde a entrada nos portões fechados até a compra de guloseimas para comer durante o show. Ah eu já ia esquecendo de mencionar o mais importante, o Circo só abre a noite. Isso mesmo, ele aparece de uma hora para outra, misteriosos com suas enormes tendas listadas, e só pode ser visitado á noite.

Abre ao cair da noite, fecha ao amanhecer.

Mais do que isso as promessas das atrações que o circo oferece são de tirar o folego, mas será que é possível? Jardim de Gelo? Labirinto de Nuvens? Uma contorcionista em uma caixa de vidro? Enfim uma leitura imperdível O Circo da Noite entrou para a lista dos meus favoritos logo nas primeiras páginas, com detalhes minuciosos e uma maneira de escrever totalmente viciante, cinco estrelas não seriam o suficiente para avaliá-lo. Ainda tem coisas que eu gostaria de contar, mas quero que cada um leia e se surpreenda da mesma forma que eu me surpreendi, portanto me limito a postar uma última frase e dizer mais uma vez, leiam, O Circo precisa de você.

Ao se afastar de Le Cirque des Rêves no inicio do alvorecer, você percebe que se sente mais acordado nos domínios do circo. Não sabe mais bem ao certo de que lado da cerca está o sonho.     circo4

Ps: O meu sapato é um Oxford do Ronaldo Fraga, haha, achei que combinava com o Circo então…

Editora: Intrínseca

Autor: Erin Morgenstern

Título Original: The Night Circus

Deixe um comentário

